1 de novembro de 2013

Projeto Hera- Avaliação de risco ambiental de um ambiente estuarino contaminado

   O objetivo do projeto é avaliar o risco ambiental, incluindo o risco ecológico e para a saúde humana, associado ao ambiente sedimentar estuarino, em particular devido ao consumo de espécies estuarinas bentónicas com valor comercial. Espécies ecologicamente relevantes para o estuário, associadas ao ambiente sedimentar e importantes recursos para consumo humano estão a ser estudadas: o linguado, o choco e a amêijoa.

  Em Portugal são muito poucos os estudos epidemiológicos que ajudem a encontrar associações entre a contaminação ambiental e efeitos na saúde.
  Este projeto foi desenvolvido no Alentejo Litoral (Carrasqueira e Vila Nova de Milfontes), sendo Vila Nova de Milfontes a população controlo e a Carrasqueira a população a ser estudada.
        
Como resultados temos que:

  • “Nos últimos anos a diminuição das descargas diretas no estuário reduziram a poluição no estuário, mas continua a existir “hotspots” em áreas confinadas.

  • O estuário não tem um contaminante elevado em especial, mas uma mistura de contaminantes diversos (orgânicos e inorgânicos).

  • Há um provável impacto no sistema ecológico estuarino: Há efeitos adversos nas espécies com valor comercial, analisadas.

  • Não há uma clara evidência de efeitos na saúde, mas é possível que a exposição aos contaminantes do estuário constitua um fator de risco para a saúde humana.”

“Avaliação de risco ambiental de um ambiente estuarino contaminado o caso do estuário do Sado Integração” – “Projeto PTDC/SAL-ESA/100107/2008”

Carrasqueira

Sem comentários:

Enviar um comentário