1 de novembro de 2013

Revive- Carraças


    “Os ixodídeos vulgarmente designados por carraças encontram-se entre os mais importantes vetores de agentes que causam doença nos animais e no Homem. A importância médica e veterinária destes artrópodes advém da sua aptidão para se fixarem ao homem e a animais podendo-lhes transmitir uma grande variedade de agentes infeciosos. Desta forma os ixodídeos são considerados imediatamente a seguir aos mosquitos os artrópodes mais importantes associados à transmissão de agentes infeciosos.”
Fonte: Formação REVIVE- Carraças

   “Para além dos vários agentes de doença que podem transmitir e causar como por exemplo algumas doenças bacterianas como a febre escaro-nodular (febre da carraça), borreliose de Lyme, anaplasmose, ehrlichiose, babesiose, febre Q, tularémia, os ixodídeos também podem ser veículo de vírus e fungos que podem afetar o homem e os animais domésticos. Sempre que falamos de carraças devemo-nos lembrar que são parasitas de animais domésticos e que estes viajam de uma região a outra, de acordo com interesses comerciais do Homem. Isto implica importações ocasionais de espécies de carraças de outras regiões e consequentemente dos agentes infeciosos que albergam.”
Fonte: Formação REVIVE- Carraças


Medidas de proteção:

• Reduzir a área de pele exposta, usando camisa de mangas compridas, calças compridas, meias por fora das calças e sapatos fechados;

• Usar roupas de cor clara para mais facilmente ver alguma carraça presa à roupa;

• Ao regressar a casa, inspecionar cuidadosamente o corpo para identificar alguma carraça fixa;

• No caso de ser detetada alguma carraça fixa esta deve ser removida de imediato.
Fonte: Formação Revive- Carraças

  Na Unidade de Saúde onde me encontro encontra-se implementado o programa REVIVE e é calendarizado para o ano todo.

Sem comentários:

Enviar um comentário