Uma das atividades que tive o prazer de desenvolver foi relativamente á vigilância Sanitária das piscinas.
Vigilância Sanitária consiste no conjunto de ações de fiscalização e monitorização, de carácter periódico, sob a responsabilidade das autoridades de saúde, destinadas a localizar, identificar e procurar evitar, anular ou corrigir, riscos para a saúde humana devidos à utilização, neste caso, de piscinas.
As ações de vigilância sanitária deverão estar integradas em três vertentes:
- Tecnológica – Conjunto de atividades de avaliação das condições técnico-operativas, higio-sanitárias e de segurança a nível das instalações e do funcionamento. Esta vertente está ligada à análise das medidas de gestãoe manutenção da qualidade da água utilizada nos tanques, do ar (em piscinas cobertas), dos equipamentos e das superfícies.
- Epidemiológica – Conjunto de atividades que permitem identificar as causas e fatores de risco de eventos adversos de saúde em frequentadores e em trabalhadores das piscinas (obtidos, nomeadamente, a partir de dados de morbilidade, de mortalidade, de registos ou de inquéritos epidemiológicos), determinar a sua extensão e avaliar as medidas que tenham sido adotadas.
(Orientações para a execução do Programa de Vigilância Sanitária de Piscinas- Ano 2012)
Ao longo do estágio serão elaboradas três recolhas de água onde em duas delas encontramos a recolha a duas piscinas públicas do concelho.
Ao longo do estágio serão elaboradas três recolhas de água onde em duas delas encontramos a recolha a duas piscinas públicas do concelho.
Sem comentários:
Enviar um comentário